6 de novembro de 2011

METODOLOGIA TREINO - Jogar em Espaços Reduzidos

Cada vez mais as características do futebol, como a variabilidade, imprevisibilidade e aleatoriedade levam a que sejam criado exercícios específicos com objectivos de treinar as diversas condicionantes que integram o jogo.

Treinos em espaço reduzido é um deles e que tem enormes vantagens, principalmente ao nível da formação pois permite-lhe um elevado numero de toques na bola e diversas tomadas de decisão a serem tomadas de forma rápida alem de outro tipo de problemas que estão directamente relacionado com o jogo.

As vantagens deste tipo de exercício assenta no desenvolvimento técnico, numa maior rapidez de execução, maior actividade do jogadores em acções ofensivas e defensivas, vendo-se imediatamente quais os jogadores com menos disponibilidade para um trabalho de maior intensidade e que que fruto dos poucos jogadores existentes no exercício acaba por desequilibrar o jogo, sendo a sua equipa prejudicada, outro aspecto é o desenvolvimento da agressividade e atitude competitiva.

Ler todo o texto...

Em termos físicos também serve para o trabalho de força com a vantagem de estar envolvido a bola onde se pode treinar aquilo que pretendemos.
Estes jogos reduzidos devem obedecer a critérios do modelo de jogo da equipa e daquilo que é pretendido na semana de trabalho tais como ter o objectivo de jogo sempre presente, os elementos estruturais do jogo devem ser conservados, as transições defesa-ataque, ataque-defesa devem ser executadas e devem ser criadas algumas condicionantes de modo a atingir o que se pretende.

Outro aspecto importante nos jogos reduzidos é o aspecto emocional, sendo o espaço curto provoca imensos contactos tal como o jogo, o que obriga o jogador a gerir também o comportamento humano, quer motor, quer cognitivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anunciar aqui

Anunciar aqui