27 de maio de 2009

Liga Interna SLBenfica 2010 - Classificação











Terminou a 1ª Liga Interna Escolas Futebol "Geração Benfica".

De realçar que esta competição, tem por objectivo a participação de todos e visa, também, fazer com que todos se sintam parte deste projecto (Alunos, Pais, Treinadores,...) e que a excelente atitude positiva por parte dos dos nossos treinadores perante a competição foi fundamental para que não se criasse nos nossos alunos (e não se agudizasse nos pais dos mesmos) uma lógica muito acentuada de “campeonite”.

Querer ganhar é positivo e importante mas temos de estar todos muito atentos aos princípios que regem a nossa participação. Claro que as crianças, até mais do que os adultos, querem vencer e sem dúvida que terão mais prazer e vontade de jogar se sentirem sucesso no que estão a fazer mas o sucesso não deve ser medido pelas vitórias ou derrotas mas sim pelos progressos obtidos pel criança. Cabe ao Treinador (e aos pais) incutir esse espirito nas crianças, reforçar positivamente os seus progressos e aquilo que faz bem, colocar-lhe objectivos nesse sentido (melhorar lateralidade, cooperação, atitude, percepção do jogo e as suas regras e principios,...) e nunca sobrevalorizar o resultado - vitória ou derrota.

Na formação de uma criança, o resultado desportivo não pode nem deve ser prioridade! Prioritário é promover o seu correcto desenvolvimento multi-lateral (motor, pscicológico, moral, social, cognitivo,...) pois será isso que irá determinar o tipo de cidadão que essa criança representará no futuro. Obviamente que devemos acrescentar e incutir nesta formação, uma mentalidade vencedora mas sem nunca nos afastarmos do objectivo de formar. Esta mentalidade vencedora é fundamental para a criança pois para se ter sucesso na vida pessoal, profissional ou desportiva é necessário possuir uma mentalidade vencedora.

A derrota tem também um papel essencial no desenvolvimento da criança pois ensina-nos a lidar com os obstáculos e com os problemas preparando-nos psicologicamente para enfrentar e superar os problemas e obstáculos que nos serão constantemente colocados, tornando-nos mais preparados e psicologicamente fortes.

Queremos, mais uma vez, e acreditem que nunca é demais, agradecer:

- aos nossos alunos, pelo elevado empenho, comportamento, solidariedade, dedicação, atitude e progressos demonstrados;

- aos Encarregados de Educação, pelo apoio, participação e atitude demonstrados bem como por terem demonstrado alguma compreensão em relação ás limitações estruturais do Caixa Futebol Campus no que se refere às condições para quem assiste aos jogos;

- aos nossos treinadores, pela dedicação e empenho, espirito de equipa, disponibilidade e altruismo demonstrados.


A TODOS O NOSSO MUITO OBRIGADO!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anunciar aqui

Anunciar aqui