17 de abril de 2009

Nutrição e Saúde

Aos Pais e Alunos da Escola Futebol “Geração Benfica”

A obesidade é uma doença, e as suas consequências não são só ao nível físico e orgânico mas também nas relações com os outros, na auto-estima, e na confiança, etc.


A prevenção da doença do séc. XXI, como já é conhecida, deve ser o mais cedo possível e ter como princípios a prática regular de actividade física e uma alimentação saudável, que permita o pleno desenvolvimento físico e intelectual de crianças e adolescentes.

Hoje as evidências científicas são tantas que já ninguém duvida que a alimentação e a actividade física jogam um papel importante na saúde e bem -estar de todos nós.

Assim os nossos pequenos grandes atletas devem cuidar da sua alimentação, pois o seu rendimento desportivo será melhor e a probabilidade de se lesionarem durante a prática da actividade física (treino ou jogo) será menor.

Nesta fase de crescimento as recomendações alimentares para os nossos pequenos alunos/atletas, têm como principio as regras da alimentação saudável:

- Completa
Comer todos os dias alimentos de cada grupo.

- Equilibrada
Comer maior quantidade de alimentos dos grupos maiores (mais legumes, mais “farináceos”; arroz, massa etc., menos carne, mais peixe).

- Variada
Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo e de preferência os da época (em Janeiro, laranjas e Junho, cerejas).
Não esquecer a Água indispensável à vida, que está presente em todos os alimentos, mas que devemos ingerir pelo menos 1,5l por dia.

Quase a terminar mais algumas regras importantes:

- Não sair de casa sem tomar um primeiro – almoço completo que poderá ser pão, leite ou iogurte e fruta, merendar a meio da manhã, ao almoço e jantar acompanhe os seus filhos na SOPA, não dê sopa na sopa, reduza a quantidade de carne e incentive o consumo de peixe.

- Para beber à refeição água ou sumos de fruta naturais (laranja, limonada…).

- Doces e refrigerantes só de vez em quando.

Dê um passo em frente pela sua saúde e dos seus filhos.

"COMA MELHOR e MEXA-SE MAIS pela sua SAÚDE"


Se gostou deste Post Subscreva as Rss Feeds
Pode ainda subscrever via Email

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anunciar aqui

Anunciar aqui